O Vasco empatou por 1 a 1 com o Grêmio na noite deste sábado (19), em São Januário, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucas Freitas abriu o placar para os donos da casa, enquanto Gustavo Martins deixou tudo igual, ambos os gols marcados no segundo tempo.
Com o resultado, o Cruz-Maltino chega aos 14 pontos e assume, de forma provisória, a 14ª colocação. Já o Imortal soma 17 pontos e ocupa a 12ª posição.
Primeiro tempo
O Vasco começou a partida com mais posse de bola, mas teve dificuldade para criar chances claras. O Grêmio, por sua vez, buscava surpreender com lançamentos em velocidade. Aos 10 minutos, Braithwaite quase abriu o placar de cabeça, mas parou em grande defesa de Léo Jardim. Aos 19, o goleiro voltou a aparecer, espalmando chute de Cristian Oliveira.
Aos 34, Hugo Moura chegou a balançar a rede após rebote de falta, mas o gol foi anulado por impedimento de Vegetti. Nos acréscimos, o centroavante argentino acertou a trave em finalização perigosa, e João Victor desperdiçou chance clara no último lance da etapa.
Segundo tempo
O Vasco voltou do intervalo pressionando e foi recompensado aos 19 minutos: após escanteio cobrado por Nuno Moreira, a defesa gremista desviou e Lucas Freitas dominou antes de mandar para o fundo da rede.
Com a vantagem, o time da casa aumentou a pressão. Hugo Moura quase marcou em bomba de fora da área, exigindo boa defesa de Tiago Volpi. Mas o Grêmio aproveitou a oportunidade que teve. Aos 35, Pavón cruzou da direita e Gustavo Martins, livre na segunda trave, cabeceou para empatar.
O duelo ganhou emoção nos minutos finais. André Henrique quase virou para o Grêmio aos 37, mas acertou o travessão após saída de Léo Jardim. Na resposta, Vegetti testou duas vezes para o gol, ambas defendidas por Volpi. O Vasco seguiu insistindo até o fim, mas o empate permaneceu.
VASCO X GRÊMIO
15ª RODADA – BRASILEIRÃO
Data e horário: sábado, 19 de julho de 2025, às 17h30 (horário de Brasília);
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ);
Gols: Lucas Freitas, aos 19’/2ºT (1-0); Gustavo Martins, aos 35’/2ºT (1-1);
Cartões amarelos: Fernando Diniz (técnico), Paulo Henrique e João Victor (VAS); Edenilson, Cristian Olivera e Alex Santana (GRE);
Cartão vermelho: –
ESCALAÇÕES
VASCO (Técnico: Fernando Diniz)
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor (Loide Augusto, aos 41’/2ºT), Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê, Rayan e Nuno Moreira; David (Matheus Carvalho, aos 31’/2ºT) e Vegetti.
GRÊMIO (Técnico: Mano Menezes)
Tiago Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi e Alex Santana (Cristaldo, aos 9’/2ºT); Alysson (Riquelme, aos 23’/2ºT), Edenilson (Villasanti, ao 0’/2ºT) e Cristian Olivera (Pavón, aos 9’/2ºT); Braithwaite (André Henrique, aos 30’/2ºT).
ARBITRAGEM
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG);
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG);
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP).