Pouco mais de uma semana após sofrer um novo transfer ban por parte da FIFA, o Vasco conseguiu reverter a punição imposta pela entidade máxima do futebol. A sanção havia sido aplicada devido a uma dívida de US$ 2,6 milhões (cerca de R$ 15 milhões) referente à compra do volante Juan Sforza, junto ao Newell’s Old Boys, da Argentina.
Em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (23), o clube informou que está liberado para registrar novos jogadores em âmbito nacional e internacional. A FIFA considerou o processo de recuperação judicial em curso da Vasco da Gama SAF como impeditivo para a aplicação da penalidade, alinhando sua decisão ao próprio Código Disciplinar.
“A decisão da entidade máxima do futebol considera a condição legal da Vasco da Gama SAF, atualmente em processo de recuperação judicial no Brasil, o que inviabiliza a imposição da penalidade”, afirmou o clube na nota oficial.
A liberação chega um dia após a eliminação do Vasco na Copa Sul-Americana. O técnico Fernando Diniz reconheceu a dificuldade de reforçar o elenco diante do cenário financeiro do clube, mas confirmou que a busca por jogadores continua.
Essa é a segunda vez em dois meses que o clube reverte um transfer ban. Em maio, o Vasco já havia sido punido pela FIFA por uma dívida envolvendo o atacante Adson e o Nantes, da França.