A venda presencial do passaporte especial do metrô para o Réveillon de Copacabana chega ao fim neste domingo (21/12). Até essa data, os bilhetes podem ser comprados presencialmente nas estações Del Castilho, Carioca/Centro e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, das 10h às 19h, com o QR Code impresso em papel.
A partir de segunda-feira (22), a comercialização do passaporte de embarque para a noite de 31 de dezembro passa a ser feita exclusivamente de forma digital, por meio do aplicativo ou do site oficial do MetrôRio. A venda on-line segue até as 18h do dia 31/12 ou enquanto houver disponibilidade.
O passaporte custa R$ 15 e dá direito à ida e volta no sistema metroviário durante a operação especial de réveillon, que começa às 19h do dia 31 de dezembro e vai até as 5h do dia 1º de janeiro. Durante esse período, somente passageiros com o bilhete especial poderão embarcar no metrô.
Uma das novidades deste ano é a adoção da pulseira de retorno, entregue ao passageiro no momento em que o QR Code é validado na ida ao evento. A medida tem como objetivo agilizar o fluxo de embarque após a virada. Para o retorno, entre meia-noite e 5h, não há horário fixo, mas o uso da pulseira é obrigatório.
Na compra do bilhete, o cliente deve escolher uma das cinco faixas de horário para a ida: das 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22h às 23h; ou das 23h à meia-noite. Já quem não utilizar o metrô na ida e pretende embarcar após a meia-noite também deverá retirar a pulseira de retorno, disponível no dia 31, das 14h às 22h, em estações específicas como Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório, Jardim Oceânico e Maracanã.
Durante a operação especial, não serão aceitos cartões unitários, pré-pagos, Giro, Riocard Mais, Jaé, Bilhete Único, Vale-Transporte nem pagamentos por aproximação. Esses meios poderão ser utilizados apenas até as 18h59 do dia 31 e voltam a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro, quando o sistema funcionará em horário de feriado.
A concessionária recomenda que os passageiros priorizem a estação Siqueira Campos/Copacabana para ida e volta do evento. Na ida, o passaporte será aceito em todas as estações, com exceção de Cardeal Arcoverde/Copacabana. Após a meia-noite, o embarque ficará restrito às estações abertas para a operação especial.
A operação de réveillon chega à sua 26ª edição e conta com reforço no número de colaboradores, orientadores de fluxo, apoio da Polícia Militar e vigilância permanente, com o objetivo de garantir segurança e fluidez no deslocamento do público que participa da festa na orla de Copacabana.
Serviço
Passaporte do metrô para o Réveillon de Copacabana
Venda presencial: até domingo (21/12), das 10h às 19h, nas estações Del Castilho, Carioca/Centro e Jardim Oceânico
Venda on-line: até 18h do dia 31/12, pelo aplicativo ou site do MetrôRio
Valor: R$ 15 (ida e volta)






