Os bares do Rio de Janeiro registraram uma queda significativa na venda de destilados no primeiro fim de semana após a divulgação dos casos de intoxicação por metanol no Brasil. Um caso suspeito é de um paciente de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Segundo o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio, as vendas despencaram de quinta a domingo.
“A notícia que temos dos nossos associados é que a venda de destilados ou drinks à base de destilados caiu drasticamente, alguns lugares registraram redução de 60 a 80%”, afirmou Fernando Blower, presidente do sindicato. Em alguns estabelecimentos, consumidores têm optado por cerveja em vez de destilados.
Perigos do metanol
O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, altamente tóxico quando ingerido. Inicialmente ataca o fígado, que o transforma em substâncias que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também há risco de insuficiência pulmonar e renal.
Dados nacionais sobre intoxicação
Segundo o Ministério da Saúde, já foram registradas 225 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas adulteradas: 16 casos confirmados e 209 em investigação. Entre eles, ocorreram 15 mortes, das quais 13 ainda estão sob investigação. A maior concentração de casos é em São Paulo, com 14 confirmações e 178 suspeitas.