A Viradouro foi eleita a melhor escola do Grupo Especial pelo júri do Estandarte de Ouro 2026. A agremiação desfilou na segunda noite e levou para a Avenida o enredo “Pra cima, Ciça”, em homenagem ao mestre de bateria. E até o momento, a escola já abocanhou mais duas categorias. O Estandarte de Ouro é uma realização dos jornais O GLOBO e Extra e chega à 54ª edição.
Para o júri, ficou a clareza de que a escola soube explorar com maestria o carisma dessa figura, tanto como representante do sambista tradicional quanto pela sua presença marcante. Ciça abriu e fechou o desfile. Após se apresentar na comissão de frente, foi de moto encontrar os ritmistas da Viradouro, que foram posicionados no final. Junto com a bateria, o mestre subiu em um carro alegórico, acompanhado pela atriz Juliana Paes — que voltou ao posto de rainha após um hiato de 17 anos. De lá, Ciça regeu a escola de cima.
A Vermelho e Branco de Niterói também conquistou o estandarte de melhor comissão de frente. Julinho levou o prêmio de melhor mestre-sala.
Aclamado pelo público, Mestre Ciça deixou o último carro alegórico da Viradouro visivelmente emocionado, na madrugada desta terça-feira. Homenageado no enredo da escola, o sambista foi cercado por componentes e torcedores, que celebraram sua trajetória.
Neste ano, os 14 jurados do Estandarte de Ouro apontaram uma finalista por dia do Grupo Especial. As escolhidas de domingo (Imperatriz), segunda (Viradouro) e terça-feira (Vila Isabel) foram anunciadas ao fim de cada noite de desfile.
Igor Sorriso, do Salgueiro, conquistou a categoria de puxador. Esse é o segundo estandarte do sambista; em 2011 ele conquistou o de revelação quando estreou no Grupo Especial, à época pela São Clemente.
A porta-bandeira Cintya Santos, da Mangueira, conquistou a categoria neste ano. Com o apelido de “Furacão”, ela leva seu segundo estandarte; o primeiro foi em 2023, em sua estreia na Verde e Rosa.
Série Ouro
Na Série Ouro, a Unidos de Padre Miguel foi escolhida a melhor escola pelos jurados do Estandarte do Ouro; e o samba-enredo da União do Parque Acari foi o melhor de 2025. Na categoria Fernando Pamplona, que premia o uso de material barato com bom efeito visual, a láurea foi concedida à terceira alegoria da Vigário Geral (“Malassombro sertanejo”).






