O prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir (PP), não recebeu o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), durante a visita do alcaide carioca à Exposição Agropecuária de Campos, nesta sexta-feira (8). O prefeito campista alegou já ter um compromisso previamente agendado: a participação no encontro de prefeitos realizado em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense.
A ausência chamou atenção no meio político. Wladimir é cotado para ser candidato a vice-governador numa possível chapa encabeçada por Washington Reis (MDB) — apesar de Reis estar atualmente inelegível. O episódio alimentou comentários sobre o distanciamento entre lideranças e possíveis rearranjos de alianças no cenário estadual.
A semana já vinha sendo marcada por um revés para o prefeito campista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto de lei de autoria de Wladimir que buscava facilitar o acesso ao crédito rural para 22 municípios do Norte e do Noroeste Fluminense. A proposta havia sido aprovada pelo Senado em 15 de julho e o veto foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (8).
O projeto previa a reclassificação climática dessas regiões, incluindo-as na área do semiárido, o que permitiria aos produtores rurais acessar linhas de crédito mais baratas e o auxílio-safra em casos de seca ou enchentes. Também criava o Fundo de Desenvolvimento Econômico do Norte e do Noroeste Fluminense.
Apresentada há seis anos, quando o prefeito campista ainda era deputado federal, a proposta defendia que a classificação oficial não refletia as reais condições de solo e clima dessas localidades, prejudicando o desenvolvimento rural.