Primeiramente, após o anúncio de Luís Zubeldía como novo técnico do Fluminense, Muricy Ramalho comentou sobre o trabalho do argentino no São Paulo, clube que ele dirigiu até pouco tempo. O coordenador técnico tricolor destacou a entrega do treinador e a forma dedicada como conduziu a equipe.
“Ele realmente nos entregou muito. Esse ano fizemos uma boa pré-Libertadores e uma Libertadores muito boa no começo. Nosso time teve o segundo melhor resultado. Mas futebol é assim. Eu fui treinador também”, afirmou Muricy.
O ex-treinador lembrou que, apesar da qualidade do trabalho, a pressão por resultados é determinante no Brasil. “Há momentos que não tem jeito. No Brasil a cobrança é gigante em relação ao resultado”, disse antes de prosseguir:
“O técnico é um bom técnico, mas tem que ter resultado. Não adianta. A gente sempre está em cima do resultado. Porque o torcedor quer isso, a imprensa quer isso, o clube quer isso”, avaliou Muricy Ramalho que comandou o Fluminense no título do Campeonato Brasileiro de 2010.
Zubeldía é “profissional comprometido com o clube em que trabalha”
Muricy Ramalho também fez questão de ressaltar o perfil pessoal de Luís Zubeldía. Segundo ele, o argentino mostrou-se um profissional comprometido, chegando cedo e saindo tarde do CT. “Ele ficou quase um ano aqui com a gente. Um cara muito trabalhador. É um cara gente boa, é um cara correto. E isso é fundamental em um treinador”, destacou.
O coordenador técnico tricolor explicou ainda que esse comportamento reforça o caráter do técnico, que sempre buscou agir em sintonia com o clube. “É um cara muito correto com o clube, entende a situação”, acrescentou.
Por fim, mesmo com a eliminação precoce do São Paulo, Muricy Ramalho deixou claro que Luís Zubeldía sai com uma imagem positiva. Agora, o desafio do argentino será no Fluminense, onde terá de encarar a mesma pressão e expectativa que marcam o futebol brasileiro.
*Reportagem: André Luiz Costa/ Agência RTI Esporte