Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Canella reinaugura Vila Olímpica de Belford Roxo e apresenta balanço do primeiro ano de gestão
Baixada Fluminense
Canella reinaugura Vila Olímpica de Belford Roxo e apresenta balanço do primeiro ano de gestão
Pesquisa aponta que maioria dos passageiros aceitaria trocar Santos Dumont pelo Galeão
Rio de Janeiro
Pesquisa aponta que maioria dos passageiros aceitaria trocar Santos Dumont pelo Galeão
Governo libera saque integral do FGTS para quem aderiu ao saque-aniversário
Brasil
Governo libera saque integral do FGTS para quem aderiu ao saque-aniversário
Defesa Civil de Nova Iguaçu realiza mais de 1,1 mil vistorias e intensifica ações preventivas
Nova Iguaçu
Defesa Civil de Nova Iguaçu realiza mais de 1,1 mil vistorias e intensifica ações preventivas
Natal e Ano Novo no Rio: veja o que abre e o que fecha durante os feriados
Rio de Janeiro
Natal e Ano Novo no Rio: veja o que abre e o que fecha durante os feriados
Prefeitura de Macaé oferece refeições especiais de Natal e Réveillon no Restaurante Popular
Norte Fluminense
Prefeitura de Macaé oferece refeições especiais de Natal e Réveillon no Restaurante Popular
Esquenta da Procissão Marítima anima Angra dos Reis antes da festa no mar
Angra dos Reis
Esquenta da Procissão Marítima anima Angra dos Reis antes da festa no mar

Defesa do Consumidor de Maricá multa Enel por falta de luz na noite de Natal

Siga-nos no

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Defesa do Consumidor, instaurou um processo administrativo contra a concessionária de energia elétrica Enel, após a empresa deixar centenas de moradores maricaenses sem luz durante toda a véspera e a noite de Natal. Diante da gravidade do fato ocorrido, foi aplicada uma multa administrativa no valor de R$ 1.238.208,00. Em vistoria na loja da concessionária, a equipe de fiscalização do Procon-Maricá lavrou o auto de infração e notificou a concessionária, após constatar diversas irregularidades e descasos com a população maricaense.

A energia, que caiu por volta das 15 horas do dia 24 de dezembro, só retornou às 7h30 da manhã seguinte, prejudicando e até impedindo a ceia de inúmeros moradores. Algumas áreas de Inoã e Itaipuaçu continuaram sem luz ao longo da última segunda-feira (25/12). Além disso, a falta de fornecimento também afetou os comerciantes, que tiveram que fechar suas lojas mais cedo. O processo também colheu reportagens publicadas na imprensa, postagens e comentários nas redes sociais. O Procon-Maricá já havia notificado a Enel em 23 de novembro, em decorrência ao período em que moradores ficaram mais de 60 horas sem energia.

“Os fatos ocorridos no Natal nos distritos de Inoã e Itaipuacu são desumanos e inadmissíveis. É um absurdo! Uma data tão especial, de celebrar e confraternizar, infelizmente ficou marcada pela má prestação de serviço desta concessionária”, afirmou o secretário de Defesa do Consumidor, Felipe Paiva.

 

Fiscalização do serviço de energia

Esta não foi a primeira multa que o governo municipal impõe à Enel. Em maio de 2022, uma outra notificação foi aplicada no valor de R$ 2 milhões, também seguida de um processo administrativo devido má prestação de serviços de energia elétrica. Na ocasião, o Procon-Maricá revelou que a empresa é recordista de denúncias e reclamações de usuários e que foram tentados diversos acordos para equacionar as demandas.

Somente nos primeiros meses do ano passado, a Enel tinha cerca de 60 reclamações abertas, além dos registros pelas redes sociais que são monitoradas pelos fiscais. A região do Centro da cidade concentrava mais da metade dessas queixas, que iam do excesso do tempo para atendimento presencial à falta de respeito às prioridades em filas. Também incluíam os postes que ficam dentro do leito das vias de trânsito, que não foram removidos após a urbanização.