Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Quaquá elege Diego Zeidan para presidência do PT no Rio com 62% dos votos
Política
Quaquá elege Diego Zeidan para presidência do PT no Rio com 62% dos votos
Bolsonaro pede que aliados “não se metam” em conflito no Rio e reforça apoio a Bacellar
Política
Bolsonaro pede que aliados “não se metam” em conflito no Rio e reforça apoio a Bacellar
Tarifa de ônibus em Niterói sobe para R$ 5,60
Niterói
Tarifa de ônibus em Niterói sobe para R$ 5,60
Foto de família marca último dia da 17ª Cúpula do Brics
Destaque
Foto de família marca último dia da 17ª Cúpula do Brics
Ouvidoria Itinerante visita mais dois bairros de Nova Iguaçu nesta semana
Nova Iguaçu
Ouvidoria Itinerante visita mais dois bairros de Nova Iguaçu nesta semana
Adson sofre nova fratura na tíbia e será operado
Esportes
Adson sofre nova fratura na tíbia e será operado
Botafogo perto de anunciar Davide Ancelotti como técnico
Botafogo
Botafogo perto de anunciar Davide Ancelotti como técnico

Durante a Cúpula dos Brics, voos do Santos Dumont ficarão suspensos

Siga-nos no

A realização da Cúpula dos Brics no Rio de Janeiro no próximo mês vai causar mudanças na rotina da cidade. A recepção a Chefes de Estado e de governo de mais de 20 países vai impactar os planos dos viajantes que passariam pelo Aeroporto Santos Dumont, na região central, nos dias 6 e 7 de julho, quando pousos e decolagens ficarão suspensos no local. Hoje, o Santos Dumont opera com voos para São Paulo e Brasília, além de outros destinos nacionais. Companhias, como a Azul, vão transferir os voos para o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão).

De acordo com a Infraero, durante a Reunião de Cúpula do Brics, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão do Comando da Aeronáutica, estabeleceu alterações temporárias no espaço aéreo nacional por razões de segurança e logística. Em função dessas determinações, destaca, o Aeroporto Santos Dumont terá suas operações totalmente suspensas para voos comerciais e executivos nos dias 6 e 7 de julho. Neste segundo dia, as restrições vão até 18h.

As medidas foram definidas em conjunto com os órgãos responsáveis pela organização do evento, como a Prefeitura do Rio de Janeiro, que fechará as vias de acesso ao aeroporto, a Casa Civil da Presidência da República, a Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Em relação às transferências dos voos para outros aeroportos, a Infraero informa que essa decisão cabe a cada empresa aérea.

Em comunicado divulgado na quinta-feira (26), a Companhia Aérea Azul, por exemplo, informou que “por determinação das autoridades (…) irá transferir integralmente suas operações”, passando os voos do Aeroporto Santos Dumont para o Galeão nestas datas. “Pelo mesmo motivo, parte das operações na capital fluminense, nos dias 05 e 08 também será impactada”, alerta a empresa.

A companhia pede para que passageiros “fiquem atentos às notificações enviadas por e-mail, SMS e WhatsApp, além de acompanhar suas reservas no site www.voeazul.com.br ou no aplicativo da empresa”, uma vez que serão avisados em caso de transferência do voo.

Mudanças na cidade durante a Cúpula dos Brics

As mudanças no Rio para receber a Cúpula dos Brics são muitas. Entre elas, até mesmo no calendário, com um novo feriadão, ao menos para algumas pessoas. A Prefeitura do Rio decretou ponto facultativo no dia 4 de julho. A data, numa sexta-feira, será um dia a mais de descanso, e se une ao já decretado feriado no dia 7, que cai numa segunda-feira, criando um feriadão de quatro dias no município. O objetivo é reduzir a circulação de veículos e pessoas no Rio durante a reunião.

O Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, está fechado para se preparar e receber a reunião do Cúpula. Embora esteja agendada apenas para os dias 6 e 7 de julho, o espaço já deixou de receber o público em todos os seus ambientes deste a última segunda-feira. A cinemateca, a biblioteca e a cantina retornam às atividades em 15 de julho. Já o bloco expositivo retorna com uma nova mostra no dia 9 de agosto.

A Secretaria municipal de Conservação determinou a interrupção de obras e reparos programados durante a Cúpula do Brics no Rio. A portaria foi publicada no Diário Oficial do município desta quinta-feira. Assim, todos esses serviços serão interrompidos no período entre 4 e 7 de julho nas Áreas de Planejamento 1 e 2, na Estrada do Galeão e na Avenida Rio de Janeiro. A suspensão engloba bairros da Zona Sul do Rio, Grande Tijuca, Centro e da Zona Norte.

A suspensão das obras tem como objetivo evitar transtornos ao movimento do público durante a realização da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS, sob presidência do Governo Federal.