O Cruzeiro voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e reassumiu a liderança provisória da competição ao bater o Botafogo por 2 a 0 neste domingo (3), no Estádio Nilton Santos, pela 18ª rodada. Os gols da partida foram marcados por Christian e Matheus Pereira, ainda no primeiro tempo. A vitória encerra uma sequência de dois jogos sem vencer da Raposa e reforça a boa fase do time celeste no Brasileirão 2025.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 37 pontos e ultrapassou momentaneamente o Flamengo, que ainda enfrenta o Ceará no complemento da rodada. Além disso, a equipe mineira manteve a invencibilidade contra o Botafogo desde 2016 e segue sem perder no Nilton Santos desde 2011. O Alvinegro carioca, por sua vez, sofreu a primeira derrota em casa na atual temporada do campeonato.
O duelo começou equilibrado, com poucas chances para os dois lados. Mas, a partir dos 20 minutos, o Cruzeiro passou a dominar as ações. Aos 22, Christian abriu o placar após jogada iniciada por erro na saída de bola do goleiro John. Matheus Pereira tocou para Kaiki, que cruzou na medida para o volante marcar. O árbitro chegou a assinalar um pênalti para o Botafogo aos 31, mas, após revisão do VAR, a marcação foi anulada. Aos 40 minutos, Matheus Pereira ampliou com belo chute após arrancada de Kaio Jorge.
Na segunda etapa, o Botafogo voltou com mais intensidade. Logo aos 4 minutos, Artur quase descontou em uma puxeta. A pressão aumentou com as entradas de Cuiabano, Newton e Joaquín Corrêa, mas o goleiro Cássio garantiu a vantagem cruzeirense com boas defesas. Savarino ainda teve boa chance aos 24 minutos, mas mandou para fora. Apesar das tentativas dos dois lados, o placar não foi mais alterado.
BOTAFOGO 0 X 2 CRUZEIRO
18ª RODADA – CAMPEONATO BRASILEIRO
Data e horário: domingo, 3 de agosto de 2025, 16h
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Gols: Christian (22’/1°T) e Matheus Pereira (40’/1°T)
Cartões amarelos: Alexander Barboza, Allan, Joaquín Corrêa (Botafogo), Christian, Kaiki (Cruzeiro)
Renda: R$ 3.450.000,00
Público presente: 35.126
ESCALAÇÕES
BOTAFOGO (Técnico: Davide Ancelotti)
John, Vitinho, Kaio Pantaleão (David Ricardo), Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Allan (Newton), Marlon Freitas (Danilo) e Savarino; Artur (Joaquín Corrêa), Arthur Cabral e Montoro.
CRUZEIRO (Técnico: Leonardo Jardim)
Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Matheus Henrique) e Matheus Pereira (Eduardo); Kaio Jorge (Lautaro Diaz) e Wanderson (Marquinhos).
ARBITRAGEM
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Quarto árbitro: Angleison Marcos Monteiro (RO)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)