O Botafogo começou as oitavas de final da Libertadores 2025 com vitória por 1 a 0 sobre a LDU, do Equador, nesta quinta-feira (14), no Estádio Nilton Santos. O gol foi marcado por Artur logo aos 15 segundos de jogo, garantindo a vantagem mínima para o duelo da volta, que será disputado na próxima quinta (21), às 19h (de Brasília), na altitude de 2.800 metros em Quito.
O jogo começou de forma eletrizante para o Glorioso. Na saída de bola, Arthur Cabral desarmou o adversário, acionou Alex Telles pela esquerda e o lateral cruzou na medida para Artur finalizar de primeira e abrir o placar. A LDU, que iniciou com postura defensiva, precisou se lançar ao ataque, pressionando a saída de bola alvinegra e dificultando a organização ofensiva.
A equipe comandada por Davide Ancelotti teve dificuldades, abusando das bolas longas e sofrendo com a intensidade física dos equatorianos. Na reta final do primeiro tempo, o lateral Vitinho foi decisivo ao salvar dois lances claros de gol praticamente em cima da linha.
No segundo tempo, o desempenho do Botafogo caiu ainda mais, agravado pela lesão de David Ricardo, substituído por Marçal, improvisado na zaga. Apesar das mudanças ofensivas, que deram mais velocidade, o Alvinegro não conseguiu ampliar. A vitória por 1 a 0 foi suficiente para dar ao Botafogo a vantagem de jogar por um empate no confronto decisivo no Equador.