Nesta quinta-feira (11), o Vasco venceu o Botafogo por, 5 a 3, nos pênaltis, em duelo válido pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos.
A saber, os dois times terminaram empatados em 1 a 1 no tempo regulamentar. Logo, com o resultado, Glorioso e Cruzmaltino totalizaram 2 a 2 no placar agregado, o que levou a partida aos pênaltis.
Com o triunfo, o Vasco avançou a semifinal que será disputada contra o Fluminense.
Primeiro tempo
Botafogo e Vasco protagonizaram um primeiro tempo movimentado no Nilton Santos. Sendo assim, os primeiros minutos foram de total domínio do Glorioso. O time de Davide Ancelotti explorou a marcação da saída de bola vascaína.
Em meio a tensão, Tchê Tchê voltou a sentir a coxa esquerda. Dessa forma, o jogador do Vasco foi substituído por Mateus Carvalho aos 12 minutos.
O Cruzmaltino conseguiu entrar no ritmo daa partida, o que trouxe grande equilíbrio. Neste contexto, aos 20 minutos, Coutinho cobrou falta e o goleiro Neto, do Botafogo, falhou. Junto do lance, Nuno ficou com a sobra para inaugurar o marcador.
A desvantagem levou o Glorioso do Rio de Janeiro ao setor ofensivo. Logo, o Botafogo marcou maior presença no ataque, mantendo a defesa adversária pressionada.
Aos 40 minutos, Correa sofreu falta de Léo Jardim dentro da área. Alex Telles assumiu a responsabilidade para empatar com um gol de pênalti.
Segundo tempo
O Vasco não se intimidou diante do Botafogo no início do segundo tempo. Focado no ataque, Vegetti tocou de cabeça para Coutinho. O craque Cruzaltino deu um corte em Barboza , superou Alex Telles para bater por cima do gol. O lance levou os torcedores ao delírio.
O progresso do Gigante da Colina impulsionou o Vasco. PH driblou Alex Telles antes de acionar Coutinho. O meia, que estava na área, finalizou rente ao travessão.
O Glorioso respondeu em um contra-ataque. Arthur Cabral avançou em velocidade e Savarino ficou com a posse de bola para chutar nas mãos de Léo Jardim.
O Clássico da Amizade ainda teve um momento de polêmica. Arthur Cabral tentou o chuveirinho e a pelota tocou no braço de Puma Rodríguez. Os jogadores do Botafogo pediram pênalti, mas o árbitro alegou que o membro superior estava junto ao corpo.
Por fim, os dois times mantiveram a velocidade, mas sucumbiram diante das defesas. Com o empate em 1 a 1, os dois times decidiram a vaga nos pênaltis. Melhor para o Vasco, que se beneficiou de uma falha de Alex Telles para conquistar a classificação. Placar final, 5 a 3.