O Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil pelo Vasco, nesta quinta-feira (11), no Estádio Nilton Santos. O revés nas quartas de final da competição representa o sexto fracasso do Glorioso nesta temporada.
Campeonato Carioca
O primeiro obstáculo do Botafogo foi o Campeonato Carioca. Com um desempenho abaixo do esperado, o Glorioso fez a sua estreia com derrota para o Maricá, em no Nilton Santos.
A ausência de resultados positivos e as oscilações ao longo do torneio colocaram o Botafogo na oitava colocação da Taça Guanabara. Sendo assim, a equipe da Estrela Solitária não se classificou para as semifinais, nem para a Taça Rio.
Recopa e Supercopa
Na sequência, o Botafogo disputou a Recopa Sul-Americana contra o Racing da Argentina. O então campeão da Libertadores sucumbiu para o adversário, sendo derrotado nos dois jogos por 2 a 0.
O Mangueirão foi o palco para um clássico carioca na Supercopa do Brasil. O Botafogo, campeão do Brasileirão, perdeu para o Flamengo, que levantou a taça da Copa do Brasil, por 3 a 1. Esse foi o terceiro título despedição pelo Glorioso na temporada.
Mundial de Clubes
Os bons resultados do Botafogo nas competições sul-americanas levaram o Glorioso ao Mundial de Clubes da Fifa. O Glorioso supreendeu ao derrotar o PSG na fase de grupos, mas sucumbiu diante do Palmeiras nas oitavas de final. Com a eliminação, o Botafogo optou pela demissão do técnico Renato Paiva.
Copa Libertadores
A equipe do Rio de Janeiro também foi eliminada da Copa Libertadores da América. O Botafogo venceu a LDU por 1 a 0 no Nilton Santos, mas não suportou os efeitos da altitude em Quito. Sendo assim, o Glorioso deixou a competição após derrota por 2 a 0 para os equatorianos.
Copa do Brasil
O time da Estrela Solitária também perdeu no mata-mata da Copa do Brasil. Após dois empates diante do Vasco, nas quartas de final, o Botafogo caiu na decisão por pênaltis nesta quinta-feira.
Botafogo no Brasileirão
Por fim, com todas as eliminações, restou ao Botafogo se concentrar em um bom resultado no Campeonato Brasileiro. A saber, o Glorioso ocupa a quinta posição do certame com 35 pontos, 12 atrás do líder, Flamengo.