Manifestantes realizaram atos nas principais capitais dos estados, e em diversas cidades do país, neste domingo (21/09) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que anistia pessoas condenadas pelo 8 de janeiro.
Convocados nas redes sociais por movimentos de esquerda, os protestos aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina, Belém, Manaus, Cuiabá, Porto Alegre, Vitória e outras cidades brasileiras.
Em comum, as manifestações pedem que a PEC da Blindagem não siga a tramitação no Senado Federal. O texto, aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, busca proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Após ser aprovada na Câmara, a PEC da Blindagem segue para análise no Senado, onde sofre resistência.
Manifestantes também se posicionaram contra a tramitação do Projeto da Anistia, que prevê perdoar os condenados envolvidos no ato golpista do 8 de janeiro de 2023. Na última quarta-feira (17/09), os parlamentares aprovaram um pedido de urgência para a proposta para acelerar a análise do texto.
Atos pelo país
São Paulo : Manifestantes se reuniram em frente ao Masp, na Avenida Paulista. O ato começou às 14h. Os participantes gritam palavras de ordem contra a anistia e carregam placas e cartazes. Houve vários discursos de lideranças políticas, além do padre Júlio Lancellotti. O ponto alto foi quando os presentes estendem uma bandeira gigante do Brasil, em contraste com o ‘bandeirão’ dos Estados Unidos exibido por no mesmo local, durante o ato do 7 de setembro. Na capital paulista a estimativa é de que estiveram presentes pelo menos 42 mil pessoas.
Rio de Janeiro: Manifestantes se reuniram na orla da Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, entoando gritos de “sem anistia” e “Bolsonaro na prisão”. Os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque, e outros vários artistas se apresentaram em cima de um trio elétrico como parte do ato. A manifestação começou por volta de 15h e lotou pelo menos 5 quadras da Avenida Atlântica.
Brasília: Na capital federal, os manifestantes se concentraram em frente ao Museu Nacional da República, na via S1, por volta das 10h. A partir das 11h30, o grupo seguiu em marcha até a altura da Avenida José Sarney, nas proximidades do Congresso Nacional. Houve apresentação do cantor paraibano Chico César.
Salvador: Os manifestantes se concentraram em frente ao Cristo da Barra, por volta das 9h. Com cartazes nas mãos e entoando gritos de ordem, os manifestantes deram início ao ato por volta das 10h40. Estiveram presentes no ato os atores Wagner Moura e Nanda Costa, a percussionista Lan Lanh e Daniela Mercury, ambas em cima de um trio elétrico.
Belo Horizonte: Manifestantes se reuniram na Praça Raul Soares, na Região Centro-Sul, e seguiram em marcha até a Praça Sete, no Centro da cidade. O ato conta com a presença de lideranças políticas e sindicais, além de artistas mineiros, como a musicista Fernanda Takai, da banda Pato Fuu.
Natal: Manifestantes se reuniram na Avenida Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, em um ato convocado por partidos de esquerda e centrais sindicais do Rio Grande do Norte.
João Pessoa: Na capital paraibana, os manifestantes se concentraram no Busto de Tamandaré, em Tambaú, por volta das 9h, carregando bandeiras e faixas. O ato contou com a presença de artistas e políticos e permaneceu parado no ponto de encontro.
Maceió: Na orla da Pajuçara, manifestantes se concentraram próximo à Praça Sete Coqueiros a partir das 9h. O grupo incluiu movimentos sociais, lideranças sindicais e partidos de esquerda, que fizeram falas a favor da democracia.
Fortaleza: Na capital do Ceará, a concentração aconteceu na Estátua da Iracema Guardiã, localizada na Praia de Iracema, ponto turístico da capital cearense.Os participantes do ato começaram a se reunir por volta das 15h30.
Recife: Manifestantes se reuniram na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Concentrados em frente ao colégio Ginásio Pernambucano, os manifestantes saíram em caminhada por volta das 15h40, passando pela Rua João Lira, Parque 13 de Maio e a Ponte Princesa Isabel.
Teresina: Na capital do Piauí, o ato reuniu pessoas na região central a partir das 10h. Representantes de movimentos sociais, partidos e sindicatos discursaram em um trio elétrico. O grupo exibiu cartazes e entoou palavras de ordem.
Belém: O grupo se reuniu em frente ao Theatro da Paz, na Praça da República, por volta das 9h. O ato contou com a apresentação de vários artistas, além da participação do ator Marco Nanini, que está em temporada na capital paraense.
Manaus: Manifestantes se reuniram durante a manhã na faixa liberada da Avenida Getúlio Vargas, no Centro, e seguiram em caminhada até a Avenida Sete de Setembro.
São Luís: Manifestantes se reuniram neste domingo na Praça da Igreja do Carmo, no Centro Histórico de São Luís, em um ato convocado por partidos de esquerda.
Porto Alegre
Na capital do Rio Grande do Sul, o ato começou às 14h. Os manifestantes se concentraram no Viaduto do Brooklyn, na região central, e seguiram pela Avenida Osvaldo Aranha em direção ao Monumento ao Expedicionário. O percurso continuou pela Avenida João Pessoa e pela Rua Lima e Silva, e se encerrou no largo Zumbi dos Palmares.
Cuiabá: Na capital do Mato Grosso, o protesto aconteceu durante a manhã na Praça Cultural do CPA 2. A manifestação durou pouco mais de 2 horas, com os participantes carregando faixas e cartazes.
Vitória: O grupo de manifestantes se reuniu por volta das 15h em frente à sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que fica na Enseada do Suá.