O fornecimento de água será temporariamente interrompido nesta quinta-feira (16) em Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu), São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. A paralisação, que ocorre entre 4h e 22h, faz parte da manutenção preventiva anual do Sistema Imunana-Laranjal, realizada pela Cedae.
De acordo com a companhia, 200 profissionais estarão mobilizados para executar mais de 40 serviços simultâneos, incluindo limpeza e inspeção de reservatórios, revisão de filtros e canais, reparos em tubulações e modernização de equipamentos. A manutenção também inclui ajustes em sistemas automatizados e melhorias estruturais com foco em segurança e eficiência operacional.
A Cedae informou que o objetivo é reduzir riscos de falhas e garantir o pleno funcionamento do sistema durante o verão, período de maior demanda. O abastecimento será restabelecido gradativamente após a conclusão dos trabalhos. A concessionária orienta que os moradores economizem água e façam reserva antecipada, evitando atividades de alto consumo, como lavagem de carros e calçadas.
Enquanto o sistema estiver paralisado, equipes da Águas do Rio também realizarão obras de modernização na rede de abastecimento, como troca de válvulas, melhorias em reservatórios e atualização dos sistemas de bombeamento. As principais intervenções ocorrerão nos sistemas Marques Maneta — que atende 18 bairros de São Gonçalo — e Ipiíba, que reforça o fornecimento para Inoã e Itaipuaçu, em Maricá.