Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá o uso das notas das três edições mais recentes do Enem — 2023, 2024 e 2025 — na seleção de candidatos a vagas em universidades públicas. A medida, prevista no Edital nº 22/2025, foi publicada no Diário Oficial da União e representa uma mudança inédita no processo seletivo.
Isso significa que quem fez o Enem 2023, por exemplo, e não participou da edição atual da prova, também poderá concorrer por meio do programa. Até então, somente a nota da edição mais recente era aceita.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), será considerada a pontuação que gerar a melhor média ponderada no curso escolhido. A média ponderada leva em conta pesos diferentes para cada área do conhecimento, definidos por cada universidade e curso. Assim, uma graduação em Física pode atribuir maior peso à nota de Matemática, enquanto Jornalismo prioriza Ciências Humanas.
A nova regra não vale para treineiros — ou seja, apenas notas válidas a partir do ano de conclusão do ensino médio poderão ser utilizadas.
Com a mudança, o MEC busca ampliar as oportunidades de ingresso e permitir que cada candidato escolha o melhor desempenho obtido nos últimos três exames, facilitando o acesso ao ensino superior público.






