A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) apresentou durante o FisWeek, no Rio, a assistente virtual Serena, ferramenta de inteligência artificial criada para apoiar o Sistema Estadual de Regulação (SER). A tecnologia está ajudando a reduzir as faltas em consultas, exames e cirurgias e a agilizar o atendimento de pacientes. Desde a implantação, a SES já registrou queda de 16% nas ausências, o que otimiza o fluxo de marcações e permite avançar nas filas de espera.
A Serena atua na etapa prévia dos agendamentos, organizando informações, resumindo quadros clínicos e orientando sobre o uso do painel público do SER. O sistema encaminha, em média, 3 mil pacientes por dia para unidades hospitalares em todo o estado. Segundo a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, a iniciativa integra o trabalho do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), criado em 2023, com foco em melhorar o acesso e reduzir o tempo de espera por atendimentos.
De acordo com a superintendente do Complexo Estadual de Regulação, Kitty Crawford, as faltas aos agendamentos caíram de 43% para 36%. A assistente envia lembretes por e-mail às unidades de saúde uma semana antes das consultas, o que ajuda os pacientes a se programarem. Além disso, a IA é usada para resumir prontuários e auxiliar na classificação de risco. “A Serena veio para otimizar o acesso à saúde e melhorar o atendimento em todo o estado”, destacou Claudia Mello.






