A primeira etapa do Enem 2025, realizada neste domingo (09), registrou uma abstenção de 27%, índice similar ao de 2024. Dos 4,8 milhões de estudantes com inscrição confirmada, 73% compareceram para as provas aplicadas em 1.805 municípios brasileiros.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame transcorreu “sem ocorrências significativas”. As provas de Linguagens e Ciências Humanas abordaram temas como representatividade negra e variação linguística, enquanto a redação teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
A organização prevê uma reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro para candidatos prejudicados por problemas logísticos ou de saúde. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas foram adiadas devido à COP-30. Ao todo, 3.240 participantes foram eliminados por descumprir as regras.
Nesta edição, o Enem voltou a oferecer a certificação do ensino médio. O gabarito oficial será divulgado em 13 de novembro, e o segundo dia de provas, com Matemática e Ciências da Natureza, ocorre no dia 16 de novembro.






