O parque Terra dos Dinos, em Miguel Pereira, no Sul Fluminense, foi reconhecido pela ONU como modelo de turismo sustentável no Brasil. O fundador da atração, Marcio Clare, também recebeu esta semana, em Orlando, o prêmio Maurício de Sousa na categoria ESG, que destaca projetos com práticas ambientais, sociais e de governança de impacto positivo.
O reconhecimento internacional reforça o sucesso do parque, idealizado pelo ex-prefeito e atual presidente da Miguel Pereira Tour, André Português. A iniciativa transformou o município em um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio, impulsionando a rede hoteleira, o comércio local e a geração de empregos.
“O Terra dos Dinos é muito mais do que um parque temático. É um símbolo de transformação e de como o turismo pode ser um agente de desenvolvimento sustentável e inclusão social. Quando idealizamos o projeto, queríamos mostrar que uma cidade do interior pode crescer com planejamento, inovação e respeito ao meio ambiente. O reconhecimento da ONU e o prêmio para Marcio Clare confirmam que políticas públicas bem estruturadas, aliadas ao setor privado, geram resultados duradouros”, afirmou André Português.
Hoje, o maior parque de dinossauros do mundo recebe mais de 500 mil visitantes por ano. Em uma área de 1,4 milhão de metros quadrados, o Terra dos Dinos abriga mais de 50 réplicas em tamanho real — com movimentos e sons — além de trilhas ecológicas, tirolesa, circuito de arvorismo, lojas temáticas e uma área educativa dedicada à conscientização ambiental e à história da Terra.






