A Operação Barricada Zero começou nesta segunda-feira (24) com ações simultâneas em cinco municípios da Região Metropolitana do Rio, e uma das principais frentes de atuação está na Mangueirinha, em Duque de Caxias. O complexo — considerado estratégico pelas forças de segurança — recebeu equipes integradas do governo estadual, unindo PMERJ, Polícia Civil, secretarias estaduais e profissionais das prefeituras.
Na Mangueirinha, as equipes mobilizaram retroescavadeiras, rompedores, caminhões basculantes e maçaricos para derrubar bloqueios instalados em vias que vinham prejudicando a circulação dos moradores e o acesso de serviços essenciais. Operadores de infraestrutura, técnicos e agentes de inteligência trabalharam lado a lado na retirada dos obstáculos.
Segundo o governo do estado, a intervenção faz parte de uma ofensiva permanente para garantir o livre ir e vir da população e evitar que grupos criminosos controlem áreas inteiras por meio de barricadas. Caso os bloqueios voltem a ser erguidos, novas operações serão realizadas.
Além de Duque de Caxias, a Operação Barricada Zero também alcança a Cidade de Deus, no Rio; Grão Pará, em Nova Iguaçu; São Simão e Dom Bosco, em Queimados; e Jardim Catarina, em São Gonçalo. Até o momento, foram registradas quatro prisões na Cidade de Deus e uma em Queimados.






