Com a vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, na rodada passada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo está garantido em mais uma edição de Copa Libertadores. Agora o Glorioso disputa diretamente com Mirassol, Fluminense e Bahia duas vagas diretas na competição continental. Desse modo, o clube já começa a traçar possíveis reforços para o próximo ano.
A ideia é que a temporada de 2026 seja muito mais positiva dentro da Libertadores do que aconteceu neste ano. O Botafogo acabou eliminado ainda nas oitavas de final, ao ser superado pela LDU, do Equador. Para o ano que vem, o investimento será feito no sentido de dar condições ao time de novamente conquistar o título da Libertadores.
A princípio, a prioridade é encontrar um zagueiro que atue pelo lado direito. O setor foi motivo de preocupação para o clube durante a temporada, principalmente por conta da nova lesão de Bastos e, posteriormente, a também grave lesão sofrida por Kaio Pantaleão. Destaque do Volta Redonda, Gabriel Bahia acabou contratado por empréstimo, disputou algumas partidas, mas não deve permanecer para 2026.
No setor de meio-campo, a posição de primeiro volante também aparece como uma prioridade. O clube busca uma alternativa desde a saída de Gregore. Atualmente quem vem jogando no setor é Danilo, mas a ideia do Botafogo é ter um jogador com melhores características de marcação, algo que Danilo não entrega completamente no momento.
Por fim, o Botafogo também tem a intenção de reforçar o ataque, principalmente a ponta direita. O clube enxerga a necessidade de contratar um ponta veloz e com características de dribles rápidos. A equipe se acostumou a jogar com atletas desse estilo e Artur ainda não se firmou completamente neste sentido.
Setor de scout mantido
Monitorando o mercado, o Botafogo conta com o seu setor de scout, que tem como figura principal Alessandro Brito. Aliás, o clube está muito próximo de renovar o contrato do profissional, que novamente será o responsável por monitorar jogadores e indicar à diretoria.
Além das contratações que vão vir de fora, o Botafogo também se movimenta para manter jogadores importantes para o elenco. No momento, são três atletas que estão em conversas avançadas para renovação contratual: o lateral-esquerdo Marçal, o zagueiro Alexsander Barboza e o volante Marlon Freitas.






