Uma sequência de roubos e assaltos deixou moradores de São Gonçalo em alerta entre a tarde de domingo (23) e a manhã desta segunda-feira (24). Os casos ocorreram em diferentes pontos do município, um dia antes do início da Operação Barricada Zero, que incluiu o Jardim Catarina entre as áreas atendidas. A região é dominada pelo Comando Vermelho.
A Polícia Civil investiga se a onda de crimes pode ter sido uma resposta à ação de retirada de barricadas. O delegado Marcelo Maia, titular da 74ª DP (Alcântara), afirmou que ainda não há confirmação, mas a hipótese não está descartada. Nos registros, moradores relataram abordagens rápidas, violência e fuga dos criminosos em motos e carros.
O primeiro caso ocorreu por volta das 17h30 de domingo, quando um policial militar de folga teve a moto roubada na divisa entre Covanca e Neves. Câmeras de segurança registraram a abordagem de dois homens armados. Horas depois, a Polícia Rodoviária Federal frustrou uma tentativa de arrastão na BR-101, na altura do Jardim Catarina, e houve troca de tiros. Motoristas chegaram a trafegar na contramão para fugir da ação.
Durante a noite, novos episódios foram registrados. Às 22h30, um morador de Neves teve o carro levado por quatro homens em duas motos, também captados por câmeras. Já na madrugada, policiais do 7º BPM trocaram tiros com ocupantes de um Tiggo 7 que desobedeceram à ordem de parada no Jóquei. Três suspeitos ficaram feridos e foram socorridos ao Hospital Alberto Torres. No veículo, os agentes apreenderam armamento pesado e munições.
Na manhã de segunda-feira, mais um caso ocorreu no Engenho Pequeno: criminosos roubaram a carga de um caminhão e obrigaram o motorista e o ajudante a descarregar as caixas de cerveja. Eles foram liberados sem ferimentos. A ocorrência é investigada pela 73ª DP (Neves).
Paralelamente, a Operação Barricada Zero avançou na remoção de obstáculos instalados por traficantes. Em São Gonçalo, foram retiradas 92 toneladas de barricadas no Jardim Catarina. Policiais também localizaram uma estufa com mais de 180 pés de maconha em uma residência do bairro.






