Uma tubulação de grande porte da Águas do Rio se rompeu na Rua São Clemente, na altura da Barão de Lucena, na manhã desta quinta-feira. O vazamento formou uma forte coluna de água que atingiu fachadas de prédios e rapidamente alagou toda a pista, dificultando a passagem de veículos e pedestres.
Por causa do alagamento, uma faixa foi interditada e o acesso pela Praia de Botafogo à Rua São Clemente acabou totalmente bloqueado. Motoristas foram desviados para a Rua Álvaro Rodrigues, enquanto apenas motocicletas puderam seguir pelo trecho afetado.
O rompimento provocou reflexos no trânsito em toda a região. Segundo o Centro de Operações Rio, houve retenções no Aterro do Flamengo, Rua Pinheiro Machado, Túnel Santa Bárbara e Elevado 31 de Março. Linhas de ônibus como 109, 410, 518 e 519 precisaram adotar desvios operacionais.
Moradores de trechos de Botafogo ficaram sem luz durante a tarde. A Light informou que precisou desligar emergencialmente a rede elétrica a pedido da Águas do Rio, por segurança, devido à proximidade do vazamento com a rede de energia. Equipes foram mobilizadas para restabelecer o serviço assim que possível.
Técnicos da Águas do Rio atuam no local, mas a concessionária ainda não informou o motivo do rompimento nem previsão para conclusão dos reparos. Agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e Comlurb seguem coordenando o tráfego e auxiliando na contenção do alagamento.






