O Governo do Estado segue nesta sexta-feira (05/12) com a Operação Barricada Zero, mobilização que atua na remoção de bloqueios instalados por criminosos e na retomada da circulação segura dos moradores. As ações ocorrem em 12 comunidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.
Na capital, equipes estaduais e municipais trabalham simultaneamente em Guadalupe — nos pontos do Gogó da Ema, Final Feliz e Alto Brasil — e na Pavuna, na Comunidade do Job, Manhama e Chapadão. Em São Gonçalo, a operação se concentra no Jardim Catarina. Já em São João de Meriti, a força-tarefa atua no Guarani, Embaixador e Aeronáutica.
Segundo o governo, apenas na quinta-feira (04/12) foram removidas 520 toneladas de barricadas em 17 comunidades espalhadas por Rio, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo.
“A operação está avançando todos os dias, porque não vamos deixar que barricadas determinem o limite do Estado e o direito de circulação das pessoas. É uma ação histórica, que reafirma que o crime não terá controle sobre a rotina da população”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI-RJ), a Operação Barricada Zero mobiliza equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e diversos órgãos estaduais e municipais. A remoção dos bloqueios utiliza retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões, permitindo que, sempre que possível, as vias sejam recuperadas imediatamente após a limpeza.






