Na tarde do último domingo (14/12), mais de 20 carreteis de linhas chilenas e com cerol foram apreendidos na Rua Silvério de Freitas, no bairro Rosane, em São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A ação foi realizada conjuntamente pela Prefeitura local, por meio da Guarda Municipal, e pelo Governo do Estado, através da Polícia Militar.
Os guardas foram averiguar denúncia sobre a utilização do material, altamente cortante, e flagraram um grupo de jovens, que fugiu ao perceber a chegada dos agentes, deixando os carreteis no chão.
As equipes permaneceram na região, realizando abordagens com o intuito de coibir o uso de linha chilena para soltar pipa. Todo o material foi levado para a 72ª DP (Mutuá).
As linhas chilenas ou com cerol são frequentemente usadas para disputas de pipas no ar. No entanto, essa prática é ilegal. O material utilizado na linha é cortante, podendo causar acidentes graves, especialmente, em ciclistas, motociclistas e pedestres.
Vale lembrar que, em novembro de 2024, um guarda municipal ficou ferido após ter o pescoço cortado por uma linha chilena enquanto passava de moto pela BR-101, próximo ao Shopping São Gonçalo.






