Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP) e da 73ª DP (Neves) realizam, nesta quinta-feira (18), mais uma ação da Operação Torniquete no Complexo do Feijão e na Comunidade do Abacatão, em São Gonçalo. A ofensiva conta com apoio de delegacias especializadas e distritais.
De acordo com a Polícia Civil, o objetivo é cumprir mandados de prisão e levantar novas informações de inteligência para fortalecer investigações em andamento. As apurações indicam que as comunidades são usadas como ponto de saída de criminosos envolvidos em roubos de veículos e também como locais de receptação de automóveis furtados ou roubados na região.
A ação mira o braço do Comando Vermelho responsável por ordenar e fomentar os crimes de roubo de carros no município. Segundo os investigadores, esses delitos são fundamentais para financiar atividades da facção criminosa.
A operação faz parte da segunda fase da Operação Torniquete, voltada ao combate ao roubo, furto e receptação de cargas e veículos em todo o estado. Esses crimes, segundo a polícia, sustentam disputas territoriais e garantem recursos para integrantes de facções e seus familiares.
Desde setembro de 2024, a Operação Torniquete já resultou na prisão de mais de 710 pessoas, além da recuperação de cargas e veículos avaliados em quase R$ 44 milhões. As ações também já ultrapassaram R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores. As diligências seguem de forma contínua.






