A Vigilância Sanitária de São Gonçalo apreendeu e descartou mais de 1,3 tonelada de alimentos impróprios para consumo em dois supermercados, localizados nos bairros de Trindade e Alcântara. A administração do município não divulgou o nome dos estabelecimentos.
Esta foi a terceira ação de fiscalização realizada no mercado da região da Trindade em um período de um ano. Na primeira, no início de 2025, o comércio recebeu um auto de intimação para regularizar documentações e adequações gerais dos ambientes. Na segunda, por não ter cumprido parte das exigências dentro do prazo estabelecido, ele recebeu um auto de infração.
Na última quarta-feira, o estabelecimento foi interditado por tempo indeterminado até que todas as adequações exigidas no termo de intimação sejam cumpridas. Entre elas estão o controle de pragas urbanas; a substituição de pisos quebrados, ralos e estantes das câmaras frias; reparo na geladeira de iogurte e das ilhas frigoríficas e adequação da área de descarte de alimentos.
No estabelecimento de Alcântara, o proprietário pediu a liberação do setor de padaria, que estava interditado pela Vigilância Sanitária de São Gonçalo desde o dia 3 de dezembro de 2025. Apesar da área atender às obrigações sanitárias, o restante do comércio ainda apresentava irregularidades, como alimentos fracionados e reembalados sem identificação. Os produtos foram apreendidos e descartados e o mercado recebeu auto de infração.
O diretor do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária (DCZVS), Romário Brandão da Silva, explicou que o estabelecimento comercial de Alcântara não foi interditado por ainda estar dentro do prazo para sanar as irregularidades encontradas pelo órgão.






