O Botafogo tem um novo comandante. Trata-se de Davide Ancelotti, filho do renomado técnico Carlo Ancelotti. Aos 35 anos, o italiano aceitou a proposta do clube carioca e fará sua estreia como treinador principal justamente no Alvinegro, após anos atuando como auxiliar técnico ao lado do pai em grandes clubes europeus e na Seleção da Itália.
O acordo foi fechado neste domingo, e Davide é aguardado no Rio de Janeiro nos próximos dias. A expectativa é que ele comece os trabalhos já nesta semana, embora dificilmente esteja à beira do campo no clássico contra o Vasco, no próximo sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Neste jogo, o time deverá ser comandado por Cláudio Caçapa, auxiliar técnico fixo do clube.
Em sua primeira experiência como técnico principal, Davide ainda não definiu os profissionais que o acompanharão no desafio brasileiro. Ele estava de férias com a família na Europa e interrompeu o descanso para acertar com o Botafogo.
A chegada de Ancelotti encerra o período de indefinição após a saída de Renato Paiva, demitido por insatisfação do investidor John Textor com o desempenho da equipe, principalmente após a eliminação para o Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes.
Com a contratação de Davide, o Botafogo chega ao seu sétimo treinador desde a transformação em SAF, no fim de 2021. A média, até agora, tem sido de um técnico a cada seis meses. O português Luís Castro foi o único que conseguiu ultrapassar um ano no comando do time.