O Botafogo venceu apenas dois de seus últimos nove jogos e acumula duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. Aliás, a equipe sequer balançou as redes nos jogos com Internacional e Flamengo. Desse modo, o Botafogo pode sair da zona de classificação à Libertadores, o que prejudica o planejamento para 2026.
Neste momento, o Glorioso ocupa a quinta colocação da competição, com 43 pontos. Agora o time tem seis pontos a menos do que o Mirassol, que ocupa a quarta posição e teria vaga direta na Libertadores. Além disso, o Botafogo pode deixar o G6, já que Bahia e Fluminense estão com um jogo a menos.
Após a vitória sobre o Juventude, no Maracanã, o Fluminense chegou aos 41 pontos, mas pode ir a 44 se vencer o jogo a menos, superando o Botafogo. Enquanto o Bahia, que tem a mesma pontuação que o Gloriososo, supera a equipe de Davide Ancelotti com um simples empate no jogo a menos.
Ausência na Libertadores pode ter impacto em 2026
No planejamento realizado pela diretoria da SAF, a participação na Copa Libertadores é fundamental, até mesmo no sentido de ganho financeiro. Desse modo, será fundamental o Botafogo se garantir no torneio continental em 2026.
Aliás, o Botafogo poderia até mesmo ficar fora da Copa do Brasil caso não garantisse vaga na Libertadores. No entanto, com a mudança que a CBF realizou no torneio, o Botafogo tem o seu lugar garantido na competição nacional.
A questão positiva para o Glorioso em busca de classificação à Copa Libertadores pode ser no sentido de título de um time brasileiro no torneio da atual temporada. Palmeiras e Flamengo continuam na competição e podem garantir a taça, o que abre mais uma vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro.
Nesta configuração, o Botafogo poderia se garantir na pré-Libertadores até mesmo se ficar com a sétima colocação. No momento, a oitava posição pertence ao São Paulo, que tem 38 pontos, cinco a menos do que o Botafogo.
*Reportagem: Ricardo Oliveira/ Agência RTI Esporte