O Botafogo só volta a campo no próximo dia 15 de outubro, quando recebe o Flamengo, no Nilton Santos, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Para a partida, o técnico Davide Ancelotti tem alguns problemas, principalmente em relação ao seu sistema defensivo. O Botafogo vem convivendo com lesões e suspensões no setor, o que faz o treinador tem que constantemente mudar os atletas que atuam na posição.
Para encarar o Flamengo, por exemplo, o Botafogo já não contará com o zagueiro Kaio Pantaleão. Após a realização de exames no joelho esquerdo, o jogador teve constatada uma série de lesões que incluem rompimento dos ligamentos. Assim, Kaio Pantaleão terá que passar por cirurgia e a recuperação total do problema chega a pelo menos nove meses. Aliás, é importante lembrar que o angolano Bastos, também por conta de lesão no joelho, disputou apenas uma partida na temporada.
O caso de Bastos também foi tratado com uma cirurgia e a expectativa era que o atleta retornasse ao time durante este mês de outubro. No entanto, o problema de Bastos se agravou e agora o departamento médico trata a situação do atleta com um retorno previsto apenas para 2026. Sem Bastos e Kaio Pantaleão, o Glorioso tem apenas três opções para a função de zagueiro: Alexsander Barboza, David Ricardo e Gabriel Bahia.
Laterais também preocupam Davide Ancelotti
O grande problema do Botafogo no momento está na lateral-esquerda, já que Alex Telles e Marçal estão entregues ao departamento médico. O primeiro por conta de dores crônicas no joelho esquerdo, enquanto o segundo apresenta dores musculares. Ambos são dúvidas para o compromisso com o Flamengo. Cuiabano, que é a outra opção para o setor, é o único jogador disponível para o clássico. Suspenso contra o Internacional, Cuiabano foi desfalque e o Botafogo teve que improvisar David Ricardo no setor.
Na lateral-direita, a equipe deve ter o desfalque de Vitinho contra o Flamengo. O atleta acabou convocado por Carlo Ancelotti para representar a Seleção Brasileira nos amistosos com Coreia do Sul e Japão. Aliás, Vitinho deve ser o titular da equipe nas partidas que acontecem nos dias 10, em Seul, e 14, em Tóquio. Como o Botafogo joga no dia 15 contra o Flamengo, Vitinho não terá tempo de chegar ao Brasil. Mateo Ponte assume a função.
Por fim, outro problema para o Botafogo está no setor de meio-campo, na proteção ao sistema defensivo. Newton está suspenso contra o Flamengo e Allan é a única opção para o setor. Danilo segue se recuperando de lesão muscular e o seu retorno está previsto apenas para o começo do mês de novembro.