Antes de mais nada, o Botafogo concluiu a negociação para a transferência do atacante uruguaio Valentín Adamo ao RWDM Brussels, da Bélgica. A princípio, o centroavante de 23 anos, que tinha vínculo com o Glorioso, assinará contrato válido até junho de 2027.
A Agência RTI Esporte apurou que o uruguaio teve o nome incluído numa lista de jogadores negociáveis técnico Davide Ancelotti. Assim, o Botafogo decidiu negociá-lo com o clube belga de John Textor.
Valentín Adamo chegou ao Botafogo em 2023, mas teve poucas oportunidades com a camisa alvinegra. Para ganhar rodagem, foi emprestado ao Unión Española, do Chile, onde atuou por uma temporada, e posteriormente ao Boston River, do Uruguai.
Essas passagens, aliás, contribuíram para o amadurecimento do atacante, que chamou atenção do mercado europeu por sua capacidade física e presença na área. O acordo foi celebrado nesta semana, e o jogador já se despediu dos companheiros de General Severiano.
Ainda segundo apurou a reportagem, o RWDM Brussels aposta em Valentín Adamo para reforçar seu setor ofensivo e disputar uma posição no time titular. A expectativa é que ele seja integrado de imediato ao elenco belga e participe da reta final da atual temporada.
Além disso, a saída de Valentín Adamo também representa alívio na folha salarial do Botafogo. A diretoria pretende aliviar os custos com o departamento de futebol após contratar Álvaro Montoro, Arthu Cabral e Joaquín Corrêa.
O RWDM Brussels, por sua vez, vê a chegada do atacante como aposta estratégica para fortalecer o elenco. Valentín Adamo terá contrato até junho de 2027. Além disso, o acordo também prevê a extensão do vínculo por mais uma temporada.
Quanto o Botafogo pagou por Valentín Adamo?
Antes de tudo, Valentín Adamo surgiu para o futebol no Progreso, do Uruguai, em 2023. No mesmo ano se transferiu para o Botafogo. Na primeira temporada, por exemplo, atuou apenas pela equipe Sub-20 do Clube de General Severiano.
Em 2025, acabou sendo promovido ao elenco principal. No entanto, disputou quatro jogos, todos do Campeonato Carioca, com a camisa alvinegra. O clube empenhou US$ 280 mil (R$ 1,5 milhão, à época) para contratá-lo junto ao Progreso.