Antes de mais nada, o clima entre Sporting Braga e Botafogo voltou a azedar. O clube português decidiu acionar a Fifa para cobrar o pagamento da última parcela da multa rescisória do técnico Artur Jorge, contratado em abril de 2024.
A Agência RTI Esporte apurou que o valor gira em torno de 1 milhão de euros (R$ 6,2 milhões, na cotação atual), e os portugueses afirmam que estão sem resposta do Glorioso desde o início de agosto de 2025.
A diretoria do clube português aguardou até o limite antes de recorrer aos meios legais. A decisão de levar o caso à Fifa foi tomada em setembro de 2025, após tentativas frustradas de contato com a diretoria alvinegra.
A relação entre os clubes é turbulenta desde o início da negociação. Em maio e julho de 2024, o Botafogo atrasou o pagamento das duas primeiras parcelas, quitando somente após uma ameaça formal do Braga de levar o caso à Fifa.
No segundo semestre de 2024 e início de 2025, os pagamentos ocorreram dentro do prazo, mas a quitação final voltou a ser descumprida. Com o acionamento formal em setembro, o processo passa a tramitar na Fifa, que notificará o Botafogo para apresentar defesa.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Botafogo, se não quitar a dívida ou não comprovar pagamento, corre risco de sofrer sanções, como bloqueio de registro de jogadores ou até perda de pontos em competições.
O Braga, por sua vez, trata a cobrança como prioridade. Dirigentes portugueses afirmam que a ação na Fifa é o último recurso para encerrar a pendência e preservar a credibilidade do clube no mercado europeu.
Como foi a passagem de Artur Jorge pelo Botafogo?
Antes de tudo, Artur Jorge foi contratado pelo Botafogo em abril de 2024. Ele comandou o Botafogo em 55 partidas. Nesse ínterim, foram 31 vitórias, 15 empates e nove derrotas, com dois títulos conquistados: Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro.