Antônio José Seguro, do Partido Socialista, está eleito presidente de Portugal. O candidato venceu o segundo turno histórico com cerca de 66% dos votos, contra 33% de André Ventura, do partido Chega.
Aos 63 anos, Seguro é um nome conhecido da política portuguesa. Cientista político e empresário, ele construiu carreira no Partido Socialista, do qual foi secretário-geral entre 2011 e 2014. Após perder a liderança da sigla naquele ano, afastou-se da vida pública e só voltou ao cenário político agora, nesta eleição. No início da campanha, ele aparecia com apenas 6% das intenções de voto.
A disputa marcou a eleição presidencial mais polarizada desde o fim da ditadura, em 1974, e a primeira em 40 anos a ser decidida em segundo turno. No primeiro turno, 11 candidatos concorreram ao Palácio de Belém, sede da Presidência da República.
Mesmo com o voto não sendo obrigatório, a taxa de abstenção ficou em torno de 41%, pouco acima do primeiro turno. Antônio José Seguro toma posse no dia 9 de março, para um mandato de cinco anos.






