O Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada de São Januário, grupo liderado pela secretaria municipal de esportes para acompanhar o andamento do processo de reforma do estádio, se reuniu nesta quarta-feira, 06/08, na sede da Prefeitura do Rio de Janeiro. Os encontros são periódicos para que o clube atualize o poder público e a sociedade civil sobre os desdobramentos do projeto.
A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder. No encontro, o segundo vice-presidente do Vasco, Renato Brito, confirmou que duas promessas de compra do potencial construtivo do terreno de São Januário já foram assinadas.
Ele também atualizou a situação da Sociedade de Propósito Específico (SPE), modalidade exigida pela prefeitura, para que o potencial construtivo do clube fosse transferido. Com isso, o Vasco se compromete a cumprir a exigência da prefeitura de que todo o dinheiro arrecadado com a venda dos terrenos seja usado exclusivamente na reforma de São Januário. Já as pendências burocráticas para que a SPE seja finalizada devem ser resolvidas nos próximos dias.
“A Prefeitura se comprometeu a ajudar todos os clubes cariocas e o Vasco é o que está mais avançado em relação à reforma do seu estádio. O clube já foi ao mercado e conseguiu investidores, faltando agora só formalizar a SPE para dar mais um passo adiante. Assim que esse processo for finalizado, o que deve acontecer nos próximos dias, vamos dar prioridade ao andamento na Prefeitura para que as obras de São Januário possam começar o quanto antes”, disse o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Para que o Vasco possa reformar o estádio de São Januário, a Prefeitura do Rio de Janeiro enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores, que foi aprovado, propondo que o potencial construtivo, ou seja, o direito de construir, de São Januário fosse transferido para outras áreas da cidade, como em bairros das zonas Norte e Oeste. O projeto prevê, além da reforma do estádio, que haja uma reurbanização do entorno e melhorias para a comunidade da Barreira do Vasco.
“A Prefeitura, na pessoa do Guilherme, tem sido a grande parceira do Vasco neste projeto. Esperamos resolver as pendências da SPE em breve, para que possamos dar entrada no pedido de emissão do Termo Definitivo de Transferência do Potencial”, afirmou o VP do Vasco, Renato Brito.