Antes de mais nada, o futuro de Gonzalo Mastriani deve ser longe do Botafogo. O atacante uruguaio, de 32 anos, perdeu espaço no elenco comandado pelo técnico Davide Ancelotti e pode voltar ao Athletico em 2026.
A Agência RTI Esporte apurou que Gonzalo Mastriani, emprestado até o fim desta temporada, não deve ter o vínculo renovado. A diretoria alvinegra já sinalizou que não pretende exercer a cláusula de compra dos direitos econômicos prevista no contrato.
O uruguaio disputou poucos minutos sob o comando de Davide Ancelotti e, mesmo nos treinos, tem sido opção secundária. Apesar disso, o jogador mantém bom relacionamento interno e segue treinando normalmente, à espera de uma definição.
Assim, o atacante deve ser devolvido ao Athletico, com quem mantém vínculo até dezembro de 2026. Apesar disso, a volta de Gonzalo Mastriani não vem sendo tratada como prioridade imediata pela diretoria.
Ainda segundo apurou a reportagem, o técnico Odair Hellmann tem outros nomes para o ataque e planeja reavaliar o elenco apenas no início de 2026. A tendência é que o Gonzalo Matriani seja emprestado novamente, caso não receba oportunidades no Athletico.
Apesar da indefinição, o uruguaio segue valorizado no mercado da bola. Clubes da Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos e México já demonstraram interesse em contar com o atacante, que deseja voltar a atuar com regularidade.
Quanto o Arthletico pagou no Gonzalo Mastriani?
Antes de tudo, Gonzalo Mastriani foi contratado pelo Athletico em 2024 por R$ 9,8 milhões junto ao América-MG. Ele chegou com status de reforço de peso, mas não conseguiu repetir o desempenho que o destacou em Belo Horizonte.
No Botafogo, por exemplo, a situação é ainda mais delicada. Com a concorrência intensa no ataque e o esquema tático priorizando velocidade, o centroavante perdeu espaço com a chegada do técnico Gonzalo Mastriani.
Desse modo, o centroavante busca reencontrar o protagonismo que o levou a ser um dos principais centroavantes do país. No entanto, o cenário atual indica um novo recomeço — possivelmente, mais uma vez longe do Athletico.
*Reportagem: Wilson Pimentel/ Agência RTI Esporte






