A história dos confrontos entre Botafogo e Grêmio vai ganhar mais um capítulo na próxima quarta-feira, 24. Os dois clubes se enfrentam, em Porto Alegre, em jogo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida é fundamental para as duas equipes dentro do torneio nacional. Neste sentido, Gilson, ex-jogador que passou pelos dois clubes, destacou a expectativa para o confronto.
Em entrevista exclusiva, Gilson comentou momentos marcantes de sua carreira e principalmente jogos com o Grêmio que deixaram a sua carreira marcada. Inicialmente o ex-jogador falou sobre a oscilação vivida pelo Botafogo na temporada de 2025 após um ano muito positivo em 2024.
“Apesar dessa oscilação na temporada, vejo o Botafogo num momento muito bom. Ainda mais se for comparar o período que passei no clube. Fiquei lá entre 2017 e 2019. Em 2017 foi um ano muito bom e em 2018 teve o título do Campeonato Carioca. Mas financeiramente o clube atravessava muitas dificuldades. Fico muito feliz de ver o Botafogo nesse momento e voltando a ser potência do futebol brasileiro. A tendência é sempre brigar por títulos”, disse Gilson, que falou sobre a expectativa para o jogo de quarta-feira.
“Tive a oportunidade de jogar nos dois clubes e vejo o Botafogo como favorito. Até por comparação de elenco. Mas futebol sabemos como é e dentro de campo nem sempre o favorito vence. O Grêmio teve uma vitória muito importante contra o seu rival e vem mais confiante também para enfrentar o Botafogo. Mas vejo que o Botafogo está num momento melhor do que o Grêmio e espero que seja um jogo muito bom. No final, que o Botafogo vença. Tenho um carinho muito grande pelo clube”, completou Gilson.
Botafogo x Grêmio na Libertadores de 2017
Um dos confrontos mais marcantes entre os clubes aconteceu em 2017. Naquela ocasião, o Botafogo encarou o Grêmio pelas quartas de final da Copa Libertadores. O tricolor acabou levando a melhor e inclusive conquistou o torneio continental naquela temporada. No entanto, o duelo contra o Botafogo foi marcado por uma polêmica.
“Esse jogo da Libertadores 2017 é um jogo que até hoje é muito lembrado. Eu mesmo nunca esqueci e nunca irei esquecer. Foi um duelo bem difícil, tivemos um jogo bem equilibrado em casa. Teve um lance bem polêmico comigo. O Edílson fez um pênalti em mim, mas o juiz não deu. Se tivesse o VAR na época, teria grande chance do árbitro ter dado o pênalti. Depois fizemos um baita jogo em Porto Alegre, mas não fomos competentes. No final, o Barrios fez o gol de cabeça e que definiu a classificação”, relembrou Gilson, que ainda citou o gol mais bonito de sua carreira, também diante do Grêmio.
“Com certeza. Por coincidência, o gol mais bonito da minha carreira foi contra o Grêmio. O jogo estava 1 a 1 e nos acréscimos eu acabei acertando o ângulo. Com certeza foi o gol mais importante e bonito da minha carreira. Tenho até placa desse gol. Fiquei muito feliz”, fina