Primeiramente, o Flamengo começa a semana com boas notícias. O volante Pulgar já iniciou seu condicionamento físico e não depende mais de acompanhamento médico. O chileno operou o pé direito no início de julho e, segundo o clube, poderá ser opção a partir do clássico contra o Botafogo, marcado para 15 de outubro.
Apesar do avanço, Pulgar ainda não participa de atividades com o restante do grupo. A fase de recuperação gradual deve durar cerca de duas semanas até que ele esteja plenamente apto a atuar. Durante o período, o jogador continuou treinos no campo acompanhado pela equipe de fisioterapia.
O retorno do chileno está previsto logo após a parada da Data Fifa. A primeira partida após o intervalo será contra o Botafogo, no Nilton Santos. Entretanto, a comissão técnica avalia se será o ideal para o retorno do jogador. O cuidado se deve ao fato de o jogo ser no gramado sintético. O provável é que fique no banco.
Em seguida, o Flamengo terá confronto direto contra o Palmeiras, em casa, no dia 19, e a estreia da semifinal da Libertadores diante do Racing, no Maracanã, no dia 22. O mês de outubro será encerrado com duelos contra Fortaleza e a partida de volta contra os argentinos, ambos fora de casa.
Pulgar é o último a deixar o departamento médico?
Com Pulgar liberado do departamento médico, o Flamengo tem o setor de atletas recuperados totalmente zerado. Michael segue vetado por dores no tornozelo, mas sem lesão confirmada. O zagueiro Léo Pereira também não deve ser problema, após ser substituído por precaução em duelo contra o Corinthians.
Enquanto Pulgar se recupera, o espanhol Saúl se firmou na primeira linha do meio-campo. Allan e Allan e De la Cruz se revezam ao lado do camisa 8. Pulgar era titular absoluto da posição antes da lesão, tendo jogado 23 das 26 partidas da temporada. Por fim, o chileno se lesionou durante as oitavas de final do Mundial de Clubes, contra o Bayern de Munique, fraturando o pé direito.