Primeiramente, o clássico carioca entre Fluminense e Botafogo, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, será disputado neste domingo, 28. O confronto terá início às 16h (de Brasília), no estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio.
O confronto promete grandes emoções para os torcedores, que lotarão o estádio para acompanhar de perto o duelo entre os rivais históricos. Assim, a Prefeitura do Rio preparou uma operação especial de trânsito para garantir segurança e fluidez na região.
O Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) informou que a CET-Rio iniciará as interdições ao trânsito de veículos a partir das 13h, com agentes e apoiadores de tráfego atuando no entorno do estádio. Além disso, veículos operacionais e motocicletas reforçarão a orientação, enquanto 13 painéis de mensagens variáveis informarão os horários dos bloqueios e indicarão rotas alternativas.
No Centro de Operações, técnicos do COR-Rio acompanharão toda a movimentação por câmeras. Caso necessário, ajustes na programação semafórica poderão ser realizados para manter a fluidez do trânsito. O monitoramento também contará com drones, dando suporte às equipes de campo na tomada de decisões em tempo real.
As interdições ocorrerão das 13h às 20h em ruas como Professor Eurico Rabelo, Artur Menezes, Conselheiro Olegário, Isidro de Figueiredo, Visconde de Itamarati e nas avenidas Rei Pelé e Maracanã. Enquanto isso, das 17h40 às 20h, bloqueios adicionais afetarão a Avenida Professor Manoel de Abreu e a Rua Dona Zulmira, garantindo segurança próxima ao estádio.
Onde será possível estacionar para Fluminense x Botafogo?
A proibição de estacionamento será das 10h às 20h, abrangendo ruas como Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes, Conselheiro Olegário e a Avenida Paula Sousa. Dessa forma, a circulação de veículos e transporte público ficará mais fácil, minimizando congestionamentos durante o evento.
Por fim, para auxiliar os motoristas, a CET-Rio indica rotas alternativas. Veículos provenientes do Centro e Zona Sul podem seguir pela Avenida Paulo de Frontin e Rua Dr. Satamini ou pela Praça da Bandeira. As ruas Pará, Paraíba e Mariz e Barros também são alternativas. Enquanto isso, motoristas vindos da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e Grande Méier devem utilizar vias como Conde de Bonfim, Haddock Lobo e Visconde de Niterói para acessar o Centro e a Zona Sul com segurança.