Contratado com grande expectativa em dezembro de 2024, Joaquín Lavega ainda não conseguiu se firmar no elenco do Fluminense. O atacante uruguaio, de apenas 20 anos, foi adquirido junto ao River Plate-URU após se destacar no futebol local, mas soma apenas quatro partidas com a camisa tricolor e não entra em campo desde o dia 8 de maio.
Na ocasião, o jogador foi titular contra o GV San José, pela Copa Sul-Americana, mas acabou sendo substituído no intervalo. Desde então, não teve mais oportunidades. Em entrevista recente, o técnico Renato Gaúcho afirmou que tanto Lavega quanto o paraguaio Rubén Lezcano ainda estão em processo de adaptação ao futebol brasileiro e precisam de ajustes técnicos e táticos.
Com a falta de espaço no elenco, surgiram rumores de uma possível saída de Lavega, com o Peñarol sendo citado como interessado. No entanto, o jornalista uruguaio Wilson Méndez, da Rádio Carve Deportiva, afirmou nesta quinta-feira (25) que o clube de Montevidéu nega qualquer movimentação para repatriar o atleta.
Lavega teve um bom desempenho em 2024 pelo River Plate, com 12 gols, 4 assistências em 37 jogos, além de convocações para o Sul-Americano Sub-20 e para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 pela Seleção Uruguaia, ainda que não tenha entrado em campo. O atacante tem contrato com o Fluminense até o fim de 2029.
Apesar do talento, o futuro de Joaquín Lavega segue indefinido nas Laranjeiras. O jogador terá de mostrar mais nos treinamentos para reconquistar espaço na equipe principal.