A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9/10) aponta que, a um ano da eleição presidencial de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança em todos os cenários de primeiro e segundo turno. O levantamento mostra ainda um aumento da vantagem de Lula sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e uma consolidação de seu favoritismo diante de nomes da oposição, como Jair e Michelle Bolsonaro.
Lula segue à frente em todos os cenários
Nas simulações de primeiro turno, o presidente varia entre 35% e 43% das intenções de voto, dependendo dos adversários incluídos. O melhor desempenho entre os opositores é o do ex-presidente Jair Bolsonaro, que aparece com 26% e segue inelegível, mas é testado em um cenário hipotético de reversão da decisão judicial. Em seguida vêm Michelle Bolsonaro, com 21%, e Tarcísio de Freitas, com 18%.
A pesquisa mostra ainda que Lula apresenta vantagem consistente sobre todos os adversários no segundo turno, com índices que variam entre 41% e 47%. A menor diferença é contra o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, que teria 32% — sendo o único a perder por menos de dez pontos percentuais. Já o pior desempenho é o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), que teria apenas 22%, uma diferença de 23 pontos a favor de Lula.
Contra Tarcísio, a distância entre Lula e o governador paulista aumentou de 8 para 12 pontos percentuais, segundo a Quaest. O mesmo patamar de diferença é registrado nas simulações com Michelle Bolsonaro, que oscilou positivamente e chegou a 34%, enquanto Tarcísio recuou para 33%.
No cenário que inclui Jair Bolsonaro, Lula venceria por 46% a 36%. Já o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), acumula queda de sete pontos desde maio e perderia para o presidente por 44% a 31%.
Maioria rejeita reeleição de Lula e candidatura de Bolsonaro
Apesar da liderança, a maioria dos entrevistados (56%) considera que Lula não deveria concorrer à reeleição, contra 42% que defendem uma nova candidatura. A diferença de 14 pontos é a menor registrada desde maio, quando chegou a 34 pontos percentuais (66% contra e 32% a favor).
Em relação a Jair Bolsonaro, 76% dos eleitores acreditam que ele deveria apoiar outro candidato, índice idêntico ao da pesquisa de setembro.
Lula avança em intenção espontânea de voto
Na pesquisa espontânea — quando o entrevistado responde sem que nomes sejam apresentados —, Lula também mostra crescimento. O presidente subiu de 11% em maio para 19% agora, após ter alcançado 15% em julho. Bolsonaro, por sua vez, caiu de 11% para 6% no mesmo período. O número de indecisos permanece alto, com 69%, estável nas últimas três sondagens.
O levantamento da Genial/Quaest foi realizado entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país, com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.