A Prefeitura de Maricá deu início a um estudo de viabilidade para implementar o primeiro sistema de transporte aquaviário do município. O modal foi batizado de “Vermelhinho das Águas”.
A proposta é criar uma linha de embarcações que conecte diferentes pontos do município através das lagoas, seguindo o modelo da Tarifa Zero, já adotado nos ônibus da cidade. A iniciativa busca melhorar a mobilidade urbana utilizando os recursos hídricos locais.
Nesta semana, a equipe técnica iniciou a avaliação das condições do trajeto.
O diretor de Obras Diretas da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), Rodrigo Corrêa, explicou que a equipe técnica iniciou os trabalhos de campo esta semana para avaliar as condições do trajeto proposto. “Hoje, iniciamos a nossa jornada fazendo esse estudo de viabilidade. Será um projeto incrível, é o Vermelhinho das Águas. E juntos a gente tá vendo aqui as condições perfeitas pra gente fazer a primeira estação modelo”, declarou Rodrigo. Segundo ele, o levantamento — realizado ao longo do canal com apoio de especialistas do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) — será fundamental para embasar um parecer técnico conclusivo sobre a viabilidade do projeto.
Embora as rotas e detalhes técnicos ainda não tenham sido divulgados, o estudo inicial prevê que o primeiro percurso possa ligar a orla de Bambuí à orla Zé Garoto, no Boqueirão, atravessando um trecho da Lagoa de Maricá.
Futuramente, o sistema poderá se expandir para regiões como Ponta Negra e Araçatiba, ampliando a cobertura do modal.
A primeira estação modelo, que funcionará como ponto de embarque e desembarque, deverá ser instalada em um local estratégico. No entanto, ainda não há previsão para o início efetivo do serviço, que está na fase inicial de estudos de viabilidade.