O tradicional Clube Renascença, no Andaraí, Zona Norte do Rio, será palco de samba e empoderamento neste sábado (22/11). A partir das 15h, mais de 100 artistas participam do 8º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, movimento que atravessa gerações e reafirma o protagonismo feminino na música brasileira.
Criado por Dorina, o movimento surgiu com a proposta de ampliar a presença das mulheres no samba e fortalecer redes de apoio em um ambiente historicamente dominado por homens. O encontro no Rio integra uma série de rodas simultâneas realizadas em outras 24 cidades do Brasil e do exterior, todas homenageando grandes nomes do gênero. Nesta edição, as celebradas serão Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara — nomes como Beth Carvalho, Alcione, Teresa Cristina, Áurea Martins e Leci Brandão já receberam tributo em anos anteriores.
A programação carioca terá seis horas de samba, com apresentação da cantora e jornalista Bia Aparecida. A direção musical será de Ana Paula Cruz e Roberta Nistra. No palco, além das homenageadas, estarão artistas como Ana Costa, Dayse do Banjo, Lu Oliveira, Lazir Sinval, Patrícia Melody, Dorina e muitas outras integrantes da rede Mulheres na Roda de Samba. Também participam grupos como Herdeiras do Samba, Matriarcas do Samba e Mulheres da Pequena África.






