O Rio vai ganhar, em 2025, uma nova árvore de Natal para chamar de sua — e, desta vez, ela não será na Lagoa. A tradicional estrutura natalina da cidade será transferida para a Enseada de Botafogo, com uma novidade de peso: vai alcançar os 90 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre dois nomes de peso no cenário cultural e empresarial carioca. De um lado, o cenógrafo Abel Gomes, 73 anos, português criado no Rio e responsável pelas edições anteriores da árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas. Do outro, o empresário Alexandre Accioly, um dos principais articuladores do entretenimento na cidade.
“Uma árvore flutuante de 90 metros, na enseada de Botafogo, com o Pão de Açúcar ao fundo. Um símbolo de luz, beleza e esperança — à altura do que o Rio merece. Nenhuma cidade do mundo reúne tanta beleza, alegria e talento quanto o Rio”, comentou Accioly em publicação nas redes sociais.
Com o Pão de Açúcar como pano de fundo e flutuando nas águas da Baía de Guanabara, a árvore promete rivalizar em beleza e simbolismo com as versões passadas. Até hoje, a maior estrutura natalina já montada no Rio tinha 85 metros, em 2013 — também projetada por Abel.
A última vez que o Rio teve a imponente árvore da Lagoa foi em 2019, antes da pandemia.