O Governo do Estado segue, nesta segunda-feira (8), com a Operação Barricada Zero nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e São Gonçalo. Em duas semanas, o trabalho conjunto entre estado e prefeituras já retirou mais de 4 mil toneladas de barricadas em regiões como a capital, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Caxias e São Gonçalo. Com isso, mais de 700 vias foram liberadas para circulação, devolvendo mobilidade a moradores e serviços essenciais.
As equipes atuam hoje nos complexos do Lins e do Chapadão, na Zona Norte do Rio; em Campos Elíseos, incluindo as comunidades de Massapê e Vila Queiroz, em Duque de Caxias; e no Jardim Catarina, em São Gonçalo. O governador Cláudio Castro afirmou que a retirada das estruturas representa o desmonte de um “símbolo de força e domínio de criminosos” e reforçou que a presença do estado é inegociável. Segundo ele, a continuidade das ações sinaliza que o governo não pretende recuar.
Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional, a operação reúne PM, Polícia Civil e órgãos estaduais e municipais, utilizando retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões. Na sexta-feira (5), foram removidas 380 toneladas de barricadas em 12 comunidades. Além da retirada das estruturas, equipes buscam recuperar imediatamente as vias sempre que possível, garantindo que o fluxo seja restabelecido no mesmo dia.






