As obras do Parque RJ, que está sendo construído no antigo Piscinão do bairro Boa Vista, em São Gonçalo, chegaram a 80% de conclusão neste mês. Com 35 mil m², o novo espaço será a maior área pública de lazer do Leste Fluminense, reunindo estrutura moderna, práticas sustentáveis e opções de entretenimento para todas as idades.
O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo. Entre os principais atrativos estão anfiteatro para 15 mil pessoas, skatepark, pista de atletismo, quadras poliesportivas, parcão, academia ao ar livre, cascatas para banho, espaço kids e um sistema de reuso de água com reservatórios que somam quase 900 mil m³.
Segundo o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, a entrega do parque marca um novo momento para a cidade e reforça o papel do lazer como instrumento de transformação urbana.
“O Parque RJ de São Gonçalo será referência como equipamento de lazer, cultura e esportes em todo o nosso estado. Além disso, foi concebido para funcionar com práticas sustentáveis, preparando a região para os desafios do futuro”, destacou.
Com soluções ambientais integradas, o projeto faz parte da política estadual de requalificação urbana e promoção do bem-estar, especialmente em regiões de alta densidade populacional e com escassez de áreas verdes.
Expansão para outros municípios
O modelo de São Gonçalo já inspira novos parques no estado. O governo publicou o edital de licitação para o Parque RJ em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, com 35,9 mil m² e foco em reduzir ilhas de calor, ampliar áreas verdes e gerar empregos locais. Outro projeto, em Magé, também está em fase de contratação.