Um episódio de racismo, na quinta-feira, na quadra esportiva do Colégio PH, na Praia de Botafogo, provocou uma briga generalizada e interrompeu um jogo das Olimpíadas Escolares.
Testemunhas contam que a briga começou quando um aluno bolsista do terceiro ano do ensino médio sofreu uma falta durante uma partida de futebol. Amigos do estudante foram defendê-lo e a confusão ficou incontrolável.
Durante a briga, testemunhas afirmam que um aluno branco imitou um macaco e outros colegas proferiram ofensas racistas. A atitude gerou uma reação imediata de outros estudantes que estavam no local.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram alunos repreendendo o ato e gritando “racista” para os agressores.
Em nota, o colégio informou que o aluno autor das ofensas não vai continuar na escola. A direção da escola particular afirmou também que os alunos ofendidos estão sendo acolhidos.
Confira a nota divulgada pela direção do colégio: “A direção do Colégio tomou as medidas necessárias. O aluno autor das ofensas não continuará na nossa escola, e os alunos que foram alvo estão sendo acolhidos. Repudiamos qualquer atitude discriminatória. O ocorrido não condiz com os valores e diretrizes adotados pelo colégio, que zela pelo bem-estar e acolhimento de todos os seus alunos. Temos o compromisso com uma cultura antirracista, reafirmando que a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e igualitária é – e sempre será – uma responsabilidade diária do pH. Entre nossas ações permanentes, estão os projetos de Educação Decolonial Antirracista, o Percurso Antirracismo e Antidiscriminação, que se estende a todas as áreas e segmentos, além de programas estruturantes como as Equipes de Ajuda e o Programa Antibullying.”