O uruguaio Santi Rodríguez chegou ao Botafogo na atual temporada como a quarta contratação mais cara da história do clube. O jogador fica apenas atrás de Danilo, Thiago Almada de Luiz Henrique. Para contar com Santi em seu elenco, o Botafogo pagou 15 milhões de dólares (R$ 85,4 milhões, na cotação da época).
No entanto, Santi Rodríguez demorou a se firmar, perdeu espaço na equipe e sua contratação chegou a ser questionada. No entanto, o jogador de 25 anos vem agora vivendo um momento bastante positivo e assumiu um importante protagonismo dentro do elenco. Aliás, nos últimos dez jogos, Santi Rodríguez teve seis participações diretas em gol.
Números de Santi Rodríguez
O uruguaio fez a sua estreia no Botafogo durante o empate com o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, que aconteceu no final do mês de março. No entanto, a primeira participação direta em gol aconteceu apenas em agosto, quando deu passe para Chris Ramos marcar um dos gols da vitória sobre o Juventude.
Após isso, Santi ainda deu assistências na vitória sobre o Red Bull Bragantino e no empate com o Mirassol, ambos pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro gol com a camisa do Botafogo aconteceu no dia 20 de setembro, durante a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Nilton Santos.
A partir de então, o atleta ainda balançou as redes na vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, no dia 01 de outubro. Agora, Santi Rodríguez voltou a ser decisivo na rodada passada do Campeonato Brasileiro, quando deu passe para mais um gol de Chris Ramos, desta vez diante do Ceará, na Arena Castelão.
Desse modo, o uruguaio deve ser mantido na equipe titular do técnico Davide Ancelotti para a sequência do Campeonato Brasileiro. O Botafogo volta a campo no domingo, 27, quando encara o Santos, no Rio de Janeiro. A partida é fundamental para o Glorioso se manter na zona de classificação à próxima edição da Copa Libertadores.
*Reportagem: Ricardo Oliveira/ Agência RTI Esporte