Um levantamento realizado pela Enel, distribuidora de emergia elétrica, verificou que cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi a campeã de ocorrência de pipas na rede elétrica entre os 66 municípios atendidos pela concessionária.
A atividade, que é popular entre crianças e adolescentes do Estado do Rio, pode causar danos à rede elétrica, interrupção no fornecimento de energia, acidentes graves e até mortes.
Em 2025, foram registradas 1.881 incidências com pipas, um avanço de 8% em relação a 2024. Desse total, a cidade de São Gonçalo concentrou 436 casos. Segundo a Enel, em 2025, quase 286 mil clientes sofreram com problemas de abastecimento por causa das pipas.
Os meses de janeiro, fevereiro e julho, período das férias escolares, são os recordistas neste tipo de incidência. No ano passado, os três meses concentraram 31,3% dos chamados relacionados a ocorrências com pipas.
Depois de São Gonçalo, o município que registrou ocorrências foi Magé, com 390 casos de pipas na rede elétrica. Campos dos Goytacazes apresentou 229 incidentes causados pela brincadeira.
A empresa investe em tecnologias para reduzir o número de clientes impactados por pipas. A gestão remota da rede elétrica destaca-se como ferramenta de proteção ao serviço prestado pela empresa à população. Através dele, técnicos da distribuidora realizam manobras remotas automatizadas no sistema de distribuição de energia quando acontece uma ocorrência.
Em muitos casos, no entanto, há necessidade de deslocamento de equipes para as redes afetadas, demandando mais tempo de trabalho e incluindo até a substituição de cabos. O perigoso uso da linha chilena, que corta quatro mais do que o cerol tradicionalmente usado nas pipas, aumenta o risco de danos à rede elétrica, além de causar graves acidentes com pedestres e motoristas.
Confira as dez cidades com maior número de incidências com pipas
1º – São Gonçalo
2º – Magé
3º – Campos dos Goytacazes
4º – Cabo Frio
5º – Araruama
6º – Macaé
7º – Petrópolis
8º – Niterói
9º – Angra dos Reis
10º – Maricá






