Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu, na madrugada desta segunda-feira, a região de Mazar-e Sharif, no norte do Afeganistão, deixando ao menos 20 pessoas mortas e cerca de 320 feridas, informaram autoridades locais. O número de vítimas deve aumentar.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor ocorreu a 28 km de profundidade, próximo à cidade de Mazar-e Sharif, que tem cerca de 523 mil habitantes.
O Ministério da Saúde do Talibã afirmou que até a manhã de segunda-feira 20 mortes e 320 feridos haviam sido confirmados.
O Ministério da Defesa do governo Talibã disse que as províncias de Balkh e Samangan foram as mais afetadas e que equipes militares de resgate e assistência foram enviadas imediatamente para socorrer os feridos e apoiar as famílias atingidas.
De acordo com o Ministério da Saúde, todos os hospitais da região foram colocados em alerta e as equipes de emergência permanecem em operação.
O terremoto também danificou parte do santuário histórico da Mesquita Azul, um dos monumentos mais importantes de Mazar-e Sharif, segundo o porta-voz da província de Balkh, Haji Zaid.
O Afeganistão está localizado em uma das zonas sísmicas mais ativas do planeta, no limite das placas Indiana e Eurasiática, o que o torna altamente vulnerável a tremores. Em agosto, um terremoto seguido de fortes réplicas matou mais de 2.200 pessoas no sudeste do país.






