O Botafogo segue ativo no mercado da bola e está muito próximo de anunciar o atacante Gonçalo Borges, do Porto, como novo reforço. Já há um acordo financeiro entre os dois clubes, mas a oficialização da transferência depende de um acerto com o estafe do jogador português de 24 anos.
O pai de Gonçalo, que faz parte da equipe que cuida da carreira do atleta, ainda não aceitou a proposta do Glorioso. Apesar disso, há otimismo dentro do clube carioca de que as negociações caminham para um desfecho positivo nos próximos dias.
A busca por um ponta com características de velocidade e drible é uma prioridade do Botafogo desde a janela especial para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. As tratativas com o Porto começaram no fim da última semana e avançaram rapidamente.
Gonçalo Borges atua prioritariamente como ponta-direita, mas também pode jogar pelo lado esquerdo. Na última temporada europeia, ele disputou 38 partidas, sendo titular em dez, e marcou dois gols. O jogador também esteve presente na campanha do Porto na Copa do Mundo de Clubes, com duas participações.
Formado nas categorias de base do Porto, Gonçalo integrou o elenco profissional por três temporadas e conquistou seis títulos com o clube: o Campeonato Português (2021/2022), duas Taças de Portugal (2022/2023 e 2023/2024), duas Supertaças (2022 e 2024) e uma Taça da Liga (2022/2023).
O atleta já esteve perto de se transferir para o Strasbourg, da França, na temporada passada, mas a negociação não avançou. Agora, o Botafogo tenta concretizar o negócio para reforçar seu elenco na sequência da temporada 2025.